© “Nova Refutação do Tempo”, de Rina Marques e Sara Ferreira, Palcos Instáveis
“Nova refutação do tempo” é uma criação multidisciplinar, onde a fotografia e a dança habitam o mesmo espaço. Onde a imagem não existe sem movimento e movimento não existe sem imagem. Criamos uma performance feita de fragmentos, onde reinventamos um corpo, mas também o espaço em que esse mesmo corpo se transforma.
Catarina “Rina” Marques, 27 anos, bailarina freelancer. Natural de Santa Maria da Feira, reside atualmente em Lisboa. O seu percurso na dança teve início no desporto escolar e, mais tarde, na Academia All About Dance (Santa Maria da Feira), onde teve aulas de hip hop, jazz e dança contemporânea. Ingressa a companhia semi-profissional da mesma academia em 2013 sob a direção artística de Vitor Fontes, onde interpreta “URBAM” e “TUKI”. Conclui a sua licenciatura em 2017 pela Escola Superior de Dança (Lisboa, Portugal) e pelo Conservatório Superior de Dansa de l’Institut del Teatre (Barcelona, Espanha). É em 2017 que apresenta o seu primeiro solo, “Clarabóia” (Festival TuDanzas, Barcelona) e cria o dueto “Querencia” com Catarina Campos). Em 2018 conclui o FAICC (Formação Avançada em Interpretação e Composição Coreográfica) e cria “HANNO”, juntamente com Rui Paixão. Em 2019 inicia a sua colaboração com a artista visual Sara Ferreira, de onde nasce “Nova Refutação do Tempo” um solo que junta dança e fotografia. Paralelamente ao trabalho de criação, colabora como intérprete com outros artistas/coreógrafos, tais como a Companhia RADAR 360, Mathilde Monnier, Oskar&Gaspar, First Breath After Coma, Joan Jonas, Teatro do Mar, Útero, Purga, Sofia Dias & Vítor Roriz, entre outros. É fundadora do projeto DESCARGA Jams, que visa a organização e jam sessions e o encontro entre várias práticas artísticas.
Sara Ferreira, Espinho, 14/11/1994, fotógrafa e artista visual. Licencia-se em Ciências da Comunicação em 2015, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e, em 2016, ingressa no Instituto Português de Fotografia. Trabalha como freelancer desde então. Em 2019, desenvolve o projeto “overhead” em Residência Artística no AGITLab e no Imaginarius Centro de Criação, com Rina Marques. Em maio do mesmo ano, expõem o seu trabalho “Paisagem no nevoeiro”, no Mira Forum, no Porto. Em julho de 2019, expõem uma série de retratos no Museu da Chapelaria, em São João da Madeira. Em 2021, ganha a bolsa de apoio à criação local do Imaginarius e cria, juntamente com a bailarina Rina Marques, uma performance multidisciplinar, que resulta de um trabalho conjunto entre dança e fotografia.
Dança, M/6 – 45 min
Datas anteriores:
24 e 25 set / Sala Estúdio do Teatro Campo Alegre
Conceito e Criação: Rina Marques e Sara Ferreira
Fotografia e Instalação: Sara Ferreira
Coreografia: Rina Marques
Música Original: Surma, The Smiths
Desenho de luz: Manuel Abrantes
Figurinos: Adriana Figueiredo e Miguel Marques
Apoio à criação: Imaginarius – Festival Internacional de Artes de Rua, Imaginarius Centro de Criação, O Espaço do Tempo, OPART, E.P.E./Estúdios Victor Córdon, Casa Varela, Companhia Instável.