“Dostoyevsky Made Me Do It”, by João Oliveira / LAB Aveiro / Palcos Instáveis Segunda Casa
Inspirado em Notas do Subsolo de Fyodor Dostoyevsky, observamos a uma adaptação mais física deste homem tão intenso. Impotente de lidar com a realidade que o cerca, autoisola-se, e sozinho reflete sobre o mundo que o rodeia, e que não encara, por desprezo e intolerância. Desta vez, ele convida o público a uma visita ao seu subsolo, e permite a transformação do seu monólogo infinito, a um diálogo muito mais efémero.
João Oliveira começou o seu percurso artístico no Balleteatro, onde estudou Teatro, prosseguindo para o bacharelato de Dança, na Bath Spa University, em Inglaterra, e em 2021, terminou o curso de Gestão e Produção, no Forum Dança. Como criador, é autor das peças Antes que Mude de Ideias (2017), Dostoevsky Made Me Do It (2020), e Dois Peixes em Marte (2021). Lecionou e coreografou os estudantes da escola Performact, e atualmente, é professor integrado no projeto CriArte, do Balleteatro. Como intérprete, colaborou com diversos encenadores e coreógrafos, desde Carlos Costa, Né Barros, Willi Dorner, e Sofia Dias & Vítor Roriz.
A segunda edição do Laboratório de Criação Coreográfica de Aveiro culminou em abril de 2022 com a apresentação das criações desenvolvidas pelos participantes ao longo do projeto. “Caem Calhaus do Céu”, de João Oliveira, foi a peça selecionada pelo júri para integrar o ciclo de apresentação Palcos Instáveis Segunda Casa no Teatro Aveirense.
O Laboratório de Criação Coreográfica é um projeto dirigido a jovens criadores que pretende incentivar e acompanhar o desenvolvimento de projetos na área da dança contemporânea, a partir de uma proposta individual para uma criação.
Dance / M12 – 45 minutes
Next presentations:
Jun 22 / Teatro Aveirense
Artistic direction and interpretation: João Oliveira
Text: João Oliveira, from Notes from the Underground by Fyodor Dostoyevsky
Music: Carolina Elvira
Light design: Diogo Teixeira
Artistic Consulting: Daniela Cruz, Luís Mestre e Vicki Hearne
With the support of: Bath Spa University, Sparkfest, Balleteatro, Instável – Centro Coreográfico, Teatro Aveirense, Festival DDD, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Teatro Nova Europa
Coproduction: Instável – Centro Coreográfico e Teatro Aveirense